Judith Malina – na morte de uma grande actriz

Judith Malina actriz e fundadora do “Living Theater” – com o seu companheiro Julian Beck (1925-1985) – faleceu na passada sexta-feira 10 de abril. Judith contava 88 anos. A actriz sempre se bateu por um teatro activo onde as vertentes política, social e a não violência estivessem presentes no acto.

Judith Malina e Julian Beck

Judith Malina e Julian Beck

O casal de comediantes, Malina e Julian Beck, sempre se afirmaram anarquistas e arautos da contra-cultura, da intervenção social e política através de actos estéticos. Foram expulsos dos Estados Unidos e do Brasil devido às suas posições – ditas (pelas “autoridades”) radicais.

O “Living Theater” nasceu em 1947, em Nova York. Ganhou projecção a partir do seu exílio, entre 1963 e 68, período em que percorreu sobretudo a Europa. Um dos espectáculos emblemáticos desse período de contracultura é “Paradise Now”, criação coletiva que pede a revolução individual e se opõe a tabus sexuais ou quaisquer formas de violência.

acção dos "Living Theater”

acção dos “Living Theater”

Em 1970, o  “Living Theater” deslocou-se ao Brasil a convite do Teatro Oficina de José Celso. Nessa altura Malina e Beck foram presos – acusados de terem em seu poder maconha… de facto, as autoridades brasileiras, prenderam o casal por saberem que eles preparavam uma performance-protesto, a ser apresentada nas ruas de Ouro Preto (MG).

A prisão dos actores teve repercussão no mundo inteiro e personalidades ligadas ao mundo da cultura, como Susan Sontag, John Lennon, Jean-Paul Sartre entre outros, subscreveram um abaixo-assinado exigindo a libertação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s