conto ligeiro a propósito e a despropósito de uvas

As imagens? As imagens atingiram a velocidade máxima. Essa mesma, a que pode chegar o meu automóvel… Disse-o eu e precisei…:
Cerca de cento e oitenta por hora…
Mas não disse mais nada porque estava à volta das uvas e as uvas destilam mais lentamente. Ainda que agora sejam mais velozes. Agora, as uvas como é evidente, conservam apenas raras noções dos tempos.
uvas-1
Como devem ter percebido, só depois se tornam vinho.
E, como devem ter percebido também, acabo de tirar a carteira do bolso.
Estou espantado. Estou a dois passos de uma volta de bicicleta no parque e, espanto-me. Espanto-me por ver tantos bares, à minha volta, a tocar tambor. Afinal de contas, onde estou?
Em Nova York?
Em Londres?
Em Madrid?
Ou estou – mesmo – em Lisboa?
Se calha, estou em Paris ou Roma…
uvas-2
De quando em quando temos um bar à nossa espera… aí, na paragem do autocarro. Os bares vendem vinho, isqueiros e tocam tambor porque não sabem o que é um trompete.
Devem ter para onde ir, os bares…
Ou talvez não queiram ir…
uvas-3
Acho que os bares são discriminados. Sobretudo quando tentam falar inglês. Os bares, cometem erros terríveis em inglês, o que não acontece quando falam alemão ou francês.
Claro que é óbvio e tu sabes muito bem que assim é, caso contrário não terias sido absorvido em criança pelo prato da sopa de legumes.
Hoje não passas de uma sopa de legumes e…
Acho que te vou comer, aí, em cima da mesa.
Quero lá saber da toalha…! Se a sujar, meto-a na máquina de lavar roupa.
Martim d’Alba
One thought on “conto ligeiro a propósito e a despropósito de uvas

Deixe uma Resposta

