que se lixa a troika

digam lá o que disserem, os adeptos desta “Koisa”, o povo está farto. e a prova disso é que saiu à rua. e saiu de forma livre e espontânea. o que vem a seguir, quando estes “Koisos” caírem de podres não se sabe… mas sim, têm de cair antes que tarde seja

tomamos a liberdade de publicar um texto de Estela Guedes publicado em TriploV (hoje)

manif-1

manif-2

manif-3

manif-4

Ontem, 2 de Março, mais de um milhão de portugueses, em Portugal e em centros de emigração no estrangeiro, manifestaram-se contra a política de austeridade do Governo, falta de linhas de rumo que restaurem a economia, com medidas urgentes para restabelecer o comércio, a indústria, e tudo aquilo que nos permite ser auto-suficientes, a começar pela agricultura e pelas pescas.

Com mel na língua, os políticos vão dizendo que a sociedade está à beira da catástrofe, mas na verdade não é à beira: estamos já em situação de catástrofe.

O que de mais inovador teve a manifestação de ontem, a mais colossal de sempre em Portugal, foi a sua desvinculação de partidos, e portanto da política convencional. Desde crianças a velhos, todos se apresentaram fisicamente e, quem não deu o corpo ao manifesto, achou modo pessoal de se juntar aos manifestantes, sobretudo através da Internet.

Os governantes já há meses vêm perdendo a autoridade, por ceticismo radical da população e sua expressão pública: de todas as maneiras já os mandámos embora, por errada e contraproducente a política: qualquer um sabe que se não tivermos dinheiro para pagar as contas, e comprarmos o necessário, os fornecedores entram em falência e os empregados caem no desemprego. Quanto mais austeridade, maior a desgraça. Só os políticos instalados na governação teimam em querer apagar o incêndio derramando sobre ele latas de gasolina.

diz-se ter sido a maior manifestação de faro(à mesma hora em portimão e loulé também se mandava lixar a troika),e teve o seu momento alto quando no jardim m.bivar, o poeta João Bentes leu o poema 'o meu país', antes de se cantar 'grândola vila morena'noutra manifestação, a da arte de Rodrigo Leão, no teatro das figuras-faro, o momento alto foi quando o nova-iorquino Scott Matthew interpretou 'terrible dawn'

diz-se ter sido a maior manifestação de faro(à mesma hora em portimão e loulé também se mandava lixar a troika),e teve o seu momento alto quando no jardim m.bivar, o poeta João Bentes leu o poema ‘o meu país’, antes de se cantar ‘grândola vila morena’
noutra manifestação, a da arte de Rodrigo Leão, no teatro das figuras-faro, o momento alto foi quando o nova-iorquino Scott Matthew interpretou ‘terrible dawn’

Admitamos que este Governo abra finalmente os olhos, se envergonhe e vá embora, visto que a população mais não fez que pedir isso mesmo, pacata e ordeira. Portugal já não é um país livre, que possa desatrelar-se sem consequências do rebocador europeu, nem o rebocador é livre do resto do mundo. Este governo vai sair, mais tarde ou mais cedo. Quem se segue vai resolver os problemas?

A manifestação, ao erguer a bandeira do apartidarismo, também afirma que está cansada das políticas convencionais, do sistema convencional de governar. Estamos cansados de partidos, estamos cansados dos privilégios dos políticos, estamos cansados da corrupção, inimiga primeira das democracias.

No horizonte vislumbra-se a presença de um novo paradigma. Mas a assimilação de novos modos de vida e de ser não é rápida. Ela passa pela assunção de novos valores, só possível com boa educação de base. Essa é a tarefa dos jovens: tomarem em mãos as rédeas do seu destino. E é isso o que estão a fazer. Oxalá saibam conduzir os cavalos para um futuro melhor.

Anúncios

One thought on “que se lixa a troika

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s